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Proposta 45 - Cobertura de Campo de Jogos da EB1/JI Moinhos da Funcheira

A Escola EB1/JI Moinhos da Funcheira serve uma comunidade escolar com 270 crianças, repartidas por ensino pré-escolar e básico. Esta escola tem um bom e amplo espaço exterior, servido por áreas relvadas, um campo de jogos e uma área de jogos recreativos.

No entanto, a área que se destina às crianças do ensino básico é muito exposta às condições climatéricas. Dispõe de um telheiro que é claramente insuficiente para acolher as cerca de 200 crianças do 1º ciclo quando chove ou faz muito calor. Nos dias de chuva, estas 200 crianças ficam confinadas ao edifício escolar, mais propriamente às respetivas salas de aula, a desenhar, pintar ou a fazer jogos, ou seja, passam o dia inteiro no mesmo espaço físico. Já nos dias de muito calor, são frequentes os episódios de queimaduras solares nas crianças. Perante este cenário, torna-se essencial a criação de áreas cobertas, de modo a que as crianças possam brincar ao ar livre, quer faça chuva ou calor, com as vantagens que daí decorrem.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, “as vantagens de brincar ao ar livre verificam-se a vários níveis. Ao favorecer a atividade física, constitui uma estratégia na prevenção da obesidade. Intelectualmente, estimula a aquisição de competências, treino da atenção e capacidade de resolução de problemas. No plano emocional e social, brincar proporciona diversas situações em que e´ testada a relação com os pares, permitindo desenvolver a resiliência. Além disso, ao transferir para a brincadeira objetos ou fenómenos da realidade externa, a criança constrói as bases para a compreensão de si própria e do mundo, expressando os seus medos e frustrações, mas também a sua criatividade”. Podemos ainda referir o estudo ao nível da Neurobiologia da Fundação Calouste Gulbenkian que refere “brincadeiras ao ar livre estimula mais o cérebro.”

Face ao exposto, propõe-se a instalação de uma estrutura na área do campo de jogos (Figura 1a), semelhante à estrutura que foi instalada na Escola de Carcavelos (Figura 2a e 2b). A solução proposta permite baixar as laterais, em caso de necessidade, destacando-se as seguintes vantagens:

• a disponibilização de uma área extra para realização de atividades. De referir que nesta escola o refeitório e o ginásio funcionam no mesmo espaço, com os inconvenientes que daí resultam;

• a possibilidade de circulação entre o edifício e o campo de jogos, sem que as crianças se molhem em dias de chuva, dado que o campo fica junto ao telheiro do edifício escolar.

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.” Jean Piaget

Ana Rita da Silva Machado Correia Pedro
23-06-2019
Mina de Água

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