Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 68 - Jogos em desuso - PROPOSTA VENCEDORA

Âmbito

Educação

Freguesia

Alfragide

Proponente

Isalina Monteiro

Data Submissão:

14-08-2015

Estado Execução

Concluído

Código SMS: AMADORA [NIF] op262


 - Nome da Proposta:

“Jogos em desuso”

 

Enquadramento:

O Bairro do Zambujal é caracterizado pela multiculturalidade e várias faixas etárias simbolizando as várias gerações predominantes no mesmo. Ao longo dos anos foram várias as tentativas de criação de espaços lúdicos para as crianças, com a construção de parques infantis. Infelizmente e apesar das várias insistências tem-se verificado uma missão inglória uma vez que acabam sempre por ser vandalizados.

Neste momento o Bairro apenas dispõe de 1 espaço equipado com parque infantil, situado na praça das Portas do Viveiro, por estar próximo a uma instituição, embora com alguns equipamentos danificados, ainda é utilizado pelas crianças.

Na fotografia aérea, em anexo, é possível identificar a Praça das Minas, onde há sensivelmente 6 meses foi retirado o equipamento de parque infantil, devido à falta de cuidados na utilização e preservação dos equipamentos por parte dos moradores.

Este parque era apenas utilizado por uma faixa etária e a sua localização inibia a participação de outras crianças de outras culturas. A nossa proposta vem no sentido de tornar aquele espaço inter –cultural, intergeracional e uma oportunidade de conhecer e aprender jogos tradicionais em desuso.

Esta proposta visa pintar e construir, no antigo espaço do parque infantil, igualmente um espaço de brincadeira. Através da pintura no próprio pavimento e com construções em betão, pretende-se minimizar os riscos de acidentes das brincadeiras e o vandalismo que habitualmente os equipamentos do parque infantil eram alvo. Deste modo a intensão será permitir a utilização deste espaço para a mesma finalidade “brincar” assim como promover uma melhor relação entre diferentes culturas, gerações, pais/filhos/avós e em simultâneo promover a troca de experiências e o direito a brincar tanto a miúdos como a graúdos.

A CM Amadora é responsável por este espaço e deste modo e com o levantamento de ideias na comunidade do Zambujal, esta proposta reflete uma intensão do Bairro e da sua comunidade, pretendemos continuar com o objetivo pensado para este espaço, um espaço de brincadeira.

 

Objetivos do Proposta:

- recuperar um espaço de lazer que antes de se retirar o parque infantil tinha esta finalidade;

- recuperar jogos tradicionais em desuso que permitam a troca de experiências e valores sociais;

- promover a interação entre as diferentes culturas predominantes no contexto;

- fomentar um relacionamento positivo entre culturas para um melhor relacionamento e tolerância intercultural;

- promover um melhor relacionamento entre as famílias num espaço ao ar livre onde possam partilhar os seus conhecimentos através de jogos e brincadeiras;

- valorização das faixas etárias mais velhas e dos conhecimentos que adquiriram ao longo da vida na transmissão de valores;

- promover o desenvolvimento de competências pessoais e socias através da interação as várias culturas.

 

CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA

A proposta apresenta-se em duas componentes:

Componente Lúdica:

- com o registo no pavimento da Praça das Minas pretende-se criar um espaço de jogos lúdico-pedagógicos, onde se recupere os jogos tradicionais em desudo: a macaca; o polícia e ladrão; o mata; o castelo; o piolho, numa das zonas da praça. No mesmo local mas noutra zona do antigo parque pretende-se construir duas mesas em betão com um tabuleiro de xadrez/damas e uma mesa de ping-pong também em betão. Recorremos a esta estratégia por um lado para permitir aos miúdos e graúdos momentos lúdicos, com jogos que pouco praticam e por outro pretende-se minimizar o vandalismo com as pinturas no chão e a construção das mesas em betão.

 

Componente relacional:

- com este espaço pretende-se uma maior interação entre os moradores do Bairro. Com esta oportunidade estaremos a promover momentos de convívio saudável entre as diferentes culturas e gerações. Estes jogos podem ser realizados por qualquer faixa etária deste modo pretende-se que os mais velhos, pais mães ou educadores/cuidadores possam partilhar com os mais novos jogos que realizavam na sua infância/adolescência. Deste modo acredita-se que poderão promover a troca de experiências e valores sociais essenciais na comunidade do Zambujal.

 

Implementação da Proposta:

A ser aprovada a proposta, deverá ser realizada pela Câmara Municipal da Amadora em articulação com as instituições locais e o público-alvo das mesmas. Da nossa experiência em intervenção social, quanto mais se envolve a comunidade no processo desenvolvimento/construção das atividades de melhoria do Bairro, maior é o sentimento de pertença o que posteriormente facilita a preservação dos espaços.

Em termos de divulgação pretende-se que seja feita pelos meios de comunicação social da Câmara Municipal da Amadora e pelas instituições locais.
Relativamente à manutenção do espaço deverá ficar ao cuidado das entidades referidas anteriormente, CMA e instituições locais.

Valor de investimento estimado: 12.000€  

N.º de Votos: 18