Os alunos da Escola Básica Santos Mattos possuem uma zona de recreio exterior e o campo de jogos descobertos. Assim, em dias de chuva, as crianças têm de permanecer no interior das salas ou no interior da escola, em espaço com escadas, prejudicando o seu tempo de recreio e promovendo possíveis acidentes, mas também a não realização da AEC “Atividade Física e Desportiva-Desporto”.
Também os auxiliares que se encontram a receber os alunos à entrada da escola estão expostos à chuva e nesses dias, por vezes, recebem os alunos já dentro da própria escola, ficando a entrada desprotegida para alunos e funcionários, podendo algum elemento externo nela entrar.
Por outro lado, nos períodos de forte exposição solar, a ausência de sombras (agravada pelo corte de árvores nas últimas obras e plantação de novas que demorarão a crescer) poderá contribuir para episódios como os conhecidos “escaldões”, que comprometem a saúde dos alunos, pessoal docente e não docente.
Para resolver esta situação, sugiro a montagem de uma estrutura galvanizada com tela de alta densidade / opaca / impermeável, com válvula de segurança para ventos fortes: a estrutura cobrirá a entrada principal, parte do recreio principal indo até ao refeitório, com uma derivação para a entrada lateral do interior da escola, (conforme ilustrado na imagem).
Para além de abrigar a comunidade escolar da chuva e do sol, esta solução criará melhores condições para a realização de mais atividades no exterior.
DIVULGUE E APELE AO VOTO NA PROPOSTA COM O FLYER EDITÁVEL!