Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 3 - Colocação de EcoPontas & PapaChicletes | PROPOSTA VENCEDORA |

Âmbito

Outras Infraestruturas

Freguesia

Venteira

Proponente

Paula Maria Baltazar Martins

Data Submissão:

21-05-2019

Estado Execução

Concluído

A deposição de pontas/beatas de cigarro e de pastilhas no chão são uma das grandes preocupações ambientais nas cidades nos nossos dias. É uma realidade que muitos cidadãos lançam as pontas/beatas ou pastilhas para o chão como se de lixo não se tratasse.

Como forma de combater este problema e de sensibilizar as pessoas para esta questão foi desenvolvido um projeto pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães – Projecto EcoPontas & PapaChicletes - Redução e Valorização de Resíduos (Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde em 2016), que já foi replicado por vários municípios, através da conceção e instalação de estruturas com um design apelativo à utilização que contribui para alterações comportamentais e promove a sustentabilidade das cidades.

Proponho que sejam adquiridos e colocados EcoPontas e PapaChicletes distribuídos pelas várias freguesias do município, em locais de maior concentração de pessoas (junto a serviços públicos, zonas de transportes e de comércio, etc.).

https://www.labpaisagem.pt/ecopontas-papachicletes/

http://www.labpaisagem.pt/wp-content/uploads/2018/05/CATALOGO_ECOPONTASPAPACHICLETES_2018.pdf

 

- Nota informativa da proposta colocada a votação

É colocada a votação a aquisição e instalação de 12 contentores para deposição de pontas de cigarro (“EcoPontas”) e de 12 contentores para deposição de pastilhas elásticas (“PapaChicletes”) a instalar nas interfaces dos transportes públicos e em zonas de maior concentração das freguesias do Concelho.

Valor de investimento estimado: 12.850€

 

N.º de Votos: 39