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Perguntas Frequentes

  • O OP Amadora tem Normas de Participação?
    • Sim.

      As Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora foram aprovadas em 2018, regem todo o processo e estão publicadas no Separador "Normas de Participação".

  • Quais são os campos de registo obrigatórios?
    • - Nome
      - Email
      - Utilizador
      - Palavra-chave
      - Confirmação da palavra-chave
      - Telemóvel
      - CC/BI
      - Data Nascimento 
  • Quem pode apresentar propostas no OP Amadora?
    • De acordo com o n.º 1 e n.º 2 da Norma 6 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, apenas os cidadãos maiores de 18 anos e em nome individual que residam, trabalhem, estudem ou mantenham outra relação com o município da Amadora podem submeter propostas.
  • Como posso submeter uma proposta?
    • 1. Fazer o registo na página do OP e validar a palavra-passe (é enviado mail de validação).

      2. Fazer login na página.

      3. Entrar em “Orçamento Participativo [Ano do OP]”.

      4. No final da página “Listar Propostas”, clicar em “Submeter Proposta”.

      5. Na página “Inserir Proposta” apresentar a proposta.

      6. Clicar em “Submeter Proposta”. 

  • Posso submeter quantas propostas?
    • De acordo com o n.º 4 da Norma 8 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, cada cidadão maior de 18 anos pode submeter até 2 propostas na fase de apresentação de propostas.
  • As propostas apresentadas têm que incluir orçamento e calendarização?
    • Não.

      O proponente não tem de incluir na proposta apresentada a estimativa de orçamento e/ou a calendarização.

      Porém, se assim o pretender, pode incluir esses elementos na proposta.

  • As propostas têm valor máximo de investimento?
    • Sim.

      De acordo com o n.º 3 da Norma 5 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, cada proposta não poderá ultrapassar um valor máximo de investimento a ser definido para cada edição pela Câmara Municipal da Amadora.

  • Posso contestar a exclusão de uma proposta que submeti?
    • Sim.

      De acordo com a Norma 10 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, após a fase de análise técnica e antes do início da votação são publicadas as propostas excluídas devidamente fundamentadas e os proponentes poderão apresentar as suas alegações, durante o período estipulado para a edição em curso, através do endereço eletrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt.

  • Como posso votar?
    • De acordo com o n.º 1 e n.º 3 da Norma 11 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, podem votar os cidadãos maiores de 18 anos através do voto online ou do voto por SMS grátis.

       Voto online:

      – Estar registado em http://op.cm-amadora.pt

      – Fazer login na página, entrar em “Orçamento Participativo [Ano OP]”, escolher a proposta e clicar em “Votar”.

      Voto por SMS:

      – Enviar SMS grátis para o 4343 com a mensagem: Amadora  op[Nº Proposta]  op[Nº Proposta]  [CC/BI]  [data de nascimento (formato aaaammdd)]  aceito 

      Exemplo: Amadora  op0  op00  12345678  00001122  aceito

       

      Notas:

      1. Para votar online tem de ter preenchido os campos “Cartão de Cidadão/BI” e “Data de Nascimento” (caso não esteja, preencher através dos “Dados Pessoais”).

      2. No mesmo SMS pode votar simultaneamente em duas propostas distintas.

      3. O “aceito” na mensagem é indispensável porque dá o consentimento para utilização ao OP Amadora para utilização dos dados constantes no SMS ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

      4. O número de telemóvel e o número do cartão de cidadão/BI ficam associados aquando do registo de utilizador e/ou voto por SMS.

  • Posso votar quantas vezes?
    • De acordo com o n.º 2 da Norma 11 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, cada cidadão maior de 18 anos tem direito a um máximo de 2 votos em propostas distintas na fase de votação.
  • Posso consultar o número de votos no decorrer da votação?
    • Sim.

      De acordo com o n.º 4 da Norma 11 das Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, o número de votos no total e por proposta é divulgado e atualizado no decorrer da votação.
  • O que é o flyer editável do OP?
    • É um flyer disponibilizado em ficheiro editável e tamanho A5 para que o cidadão possa personalizar e apelar ao voto.
  • Esqueci-me do nome de utilizador. O que faço?
  • Esqueci-me da palavra-passe. O que faço?
    • Aceder à área de “Autenticação”, clicar em “Recuperar palavra chave”, preencher o Email ou Número de Telemóvel e enviar.

      OU

      Solicitar através do endereço eletrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt o envio de nova palavra-passe.