Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 67 - Piquenique no parque - PROPOSTA VENCEDORA

Âmbito

Lazer

Freguesia

Alfragide

Proponente

Isalina Monteiro

Data Submissão:

14-08-2015

Estado Execução

Concluído

Código SMS: AMADORA [NIF] op261


 - Nome da Proposta:

“Pique nique no parque”

 

Enquadramento:

Na parte inferior da Urbanização Varandas do Monsanto foi instalado, recentemente, o Parque Urbano do Zambujal. Este é um espaço dedicado à prática desportiva para as várias faixas etárias da freguesia de Alfragide. Nele existe um espaço para a prática de futebol, um percurso pedonal para corrida e equipamento próprio (máquinas) para desporto (cardiofitness) ao ar livre. É um espaço bastante agradável que se mantem limpo e conservado, tanto pela manutenção feita pela entidade gestora, como pela população local que usufrui do espaço. Neste parque, para além do campo de futebol, existe um espaço de jardim atravessado por uma ribeira ladeado de árvores e também dois outros espaços equiparados a campos de futebol, que não têm uma finalidade concreta, uma vez que no parque não consta essa informação para os seus utentes.

Acreditando que este espaço poderá ser uma mais -valia no parque, a nossa proposta vem no sentido de se atribuir uma funcionalidade àquele espaço.

Olhando à volta nos diferentes espaços de jardim do concelho da Amadora, uma grande maioria dispõe de espaços de piquenique e este não.

A nossa proposta vem no sentido de se utilizar um dos espaços “campo” não definidos e se instale um espaço de piquenique.

Para esse espaço de lazer com piquenique pensou-se ter como equipamento duas mesas com cadeiras em madeira fixas ao pavimento, uma cobertura e mais um chafariz. Justifica-se esta intervenção uma vez que este espaço é bastante utilizado, tanto pela população local, como pelas escolas e outras organizações e entidades locais (como a nossa) que já por várias vezes para se fazer um pique nique teve que se munir de equipamento (mesas e cadeiras) para o efeito. Justifica-se a cobertura uma vez que a zona é bastante ampla e, sem ser debaixo da copa das árvores, não há espaços de sombra no verão, e de abrigo da chuva no inverno.

É uma proposta viável para este espaço da freguesia de Alfragide e pertinente uma vez que foi feito um levantamento junto da população do Bairro do Zambujal e esta situação foi refletida em grande grupo. Desta forma estaremos a reforçar os laços afetivos e o sentido de pertença e participação cívica desta comunidade, uma vez que é uma proposta pensada pela população do Bairro do Zambujal. Com esta proposta estaremos a criar condições à prática de piquenique, um bom hábito e económico para as famílias que cada vez mais se vem praticando, tanto no bairro como fora dele.

 

Objetivos do Proposta:

- promover um espaço de convívio entre as famílias;

- potenciar um espaço no parque Urbano do Zambujal;

- promover a participação cívica dos moradores;

- promover um melhor relacionamento entre as famílias num espaço ao ar livre;

- promover a valorização e preservação dos espaços públicos;

- promover uma maior utilização do parque Urbano do Zambujal;

- promover o desenvolvimento de competências pessoais e socias através da interação familiar.

 

CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA

Esta proposta apresenta uma intencionalidade relacional:

- com este espaço pretende-se que as famílias usufruam dos espaços que o concelho lhes oferece, especialmente na sua freguesia e permitir que as pessoas estejam mais em contacto umas com as outras. Pretende-se quebrar com o isolamento e as barreiras visíveis e invisíveis estabelecidas e proporcionar hábitos de vida saudáveis em espaços públicos. Assim como reforçar a utilização do parque urbano para a prática de exercício físico, mental e social.

 

Implementação da Proposta:

A ser aprovada a proposta, deverá ser realizada pela Câmara Municipal da Amadora em articulação com as instituições locais e o público-alvo das mesmas. Da nossa experiência em intervenção social, quanto mais se envolve a comunidade no processo desenvolvimento/construção das atividades de melhoria do Bairro, maior é o sentimento de pertença o que posteriormente facilita a preservação dos espaços.

Em termos de divulgação pretende-se que seja feita pelos meios de comunicação social da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia de Alfragide e pelas instituições locais.
Relativamente à manutenção do espaço deverá ficar ao cuidado da Câmara Municipal da Amadora sempre com recurso e articulação com as instituições locais.


Valor de investimento estimado: 6.000€ 


N.º de Votos: 19