Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Requalificação e Manutenção de Espaço Público | PROPOSTA VENCEDORA |

Âmbito

Limpeza urbana mais inteligente e sustentável

Freguesia

Águas Livres

Proponente

Inês Marques

Data Submissão:

09-02-2022

Estado Execução

 

Valor Estimado

150.000€

A proposta passa pelo aproveitamento do espaço público da zona envolvente da Estrada de Alfragide e Rua 1º de Maio, na Buraca. Esta zona tem uma manutenção péssima, muitas ervas não tratadas, espaços muito propícios a acumulo de lixo. Há zonas junto à passagem de uma pequena linha de água com todo o tipo de lixo acumulado. Os contentores de reciclagem foram repostos e incendiados variadas vezes, propunha no âmbito do tema "Limpeza Urbana" que se pensasse numa solução de lixos embutidos, e com um revestimento sem ser plástico inflamável, como já se vê em diversas zonas da cidade. Os espaços públicos existentes poderiam ter mais soluções de mobiliário de jardim para as pessoas, parque para crianças e parques para cães, de forma a incentivar maior limpeza devido aos dejectos dos animais. Não há nenhum parque animal próximo. A linha de água existente nas proximidades poderia ser aproveitada por forma a trazer o elemento água a jardins. Existe algumas partes nestas zonas com apenas ervas altas e não tratadas, que atrai bicharada e alguns acampamentos permanentes ilegais, e consequentemente muito lixo. A requalificação deste espaço e sua iluminação a led, ou luz solar, traria mais segurança à população, maior limpeza e mais aproveitamento da vida em área exterior. As zonas mal aproveitadas e não tratadas atraiem muito acumulo de lixo e nesta zona não se verifica uma boa limpeza urbana, muito menos sustentável. Apelo à atenção a esta zona da Buraca que parece estar esquecida. Obrigada.

 

- Nota informativa com ajuste técnico à proposta validada

Pese embora a área ocupada à superfície por um ecoponto subterrâneo aparente ser diminuta, para a sua instalação é necessário ocupar uma área significativa no subsolo e que esteja livre de infraestruturas subterrâneas. 

A instalação do referido equipamento não é tecnicamente viável uma vez que a área disponível para o efeito é diminuta para além de indiciar a presença de infraestruturas, pelo que não é colocada a votação.

 

DIVULGUE E APELE AO VOTO NA PROPOSTA 10 COM O FOLHETO EDITÁVEL DO OP 2023!