Propõe-se o Aumento da Segurança Rodoviária na Av. Alves Redol.
Trata-se de uma via com muito tráfego automóvel constante dada a sua localização e interligação a outras vias de acesso principais da grande Lisboa (IC17, IC19, 2ªcircular, entre outras).
A faixa de rodagem tem dois sentidos e uma das passadeiras, a que permite atravessar para a freguesia contígua, tem muito tráfego pedonal (de idades mais sensíveis: crianças e idosos) uma vez que permite acesso a uma escola e ao mercado que são próximos.
Em toda a sua extensão não existe nenhuma lomba (para redução de velocidade) nem nenhuma sinalização luminosa (semáforos). O traçado da via faz com que haja muito pouca visibilidade para quem atravessa nas passadeiras e para os condutores que a acedem pelas ruas perpendiculares.
Observam-se 24 horas por dia veículos a circular a grande velocidade (inclusive a fazer ultrapassagens sem qualquer visibilidade) pondo em risco os peões que querem atravessar e o grande número de carros estacionados ao longo de todo um dos lados da via (tenho conhecimento de pelo menos 1 grande acidente que destruiu vários carros estacionados, e vários outros acidentes nos cruzamentos).
Trata-se de uma situação de risco elevado para a população residente e para os condutores.
Assim, propõe-se o Aumento da Segurança Rodoviária na Av. Alves Redol, pelos meios mais indicados (lombas, semáforos, ou outros), de modo a tentar reduzir a probabilidade actual muito alta de acidentes muito graves.
É urgente uma intervenção imediata, e penso que não terá um custo muito elevado um mínimo de obras para que melhore consideravelmente a situação exposta.
Valor de investimento estimado
65.000€