Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 28 - Amadora a Compostar | PROPOSTA VENCEDORA |

Âmbito

Outras Infraestruturas

Freguesia

Mina de Água

Proponente

Cristina Correia

Data Submissão:

19-06-2019

Estado Execução

Concluído

Este processo visa transformar excedentes de matéria orgânica, como estrume, folhas e restos de comida, em material semelhante ao solo — a que se dá o nome de composto — e que pode ajudar a fertilizar as terras. Formação sobre o processo e a distribuir contentores próprios a quem quisesse começar a fazer compostagem em casa.

AMADORA A COMPOSTAR é um projeto que visa a formação em compostagem, a oferta de um compostor doméstico aos munícipes que têm espaço para o instalar e o apoio continuado da CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim. Caso o munícipe não tenha espaço com terra para instalar o seu compostor, poderá ainda assim inscrever-se e demonstrar interesse pela compostagem comunitária. A Câmara Municipal de Amadora, poderá iniciar a instalação de compostores comunitários piloto em algumas freguesias.

Fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. Só em 2017 foram recolhidas diariamente em Lisboa mais de 600 toneladas de lixo comum, das quais 40% de biodegradáveis, encaminhados para incineração.

A CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA propõe-se inverter este processo na origem, proporcionando aos munícipes forma de reciclarem estes resíduos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais. Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural. Quer participar mas tem dúvidas? Inscreva-se e assista à formação que a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA lhe oferece com a entrega do compostor.

 

Nota informativa da proposta colocada a votação

Esta proposta encontra-se alinhada com as ações previstas no PAPERSU da Amadora 2020, nomeadamente com o objetivo “prevenção da produção de resíduos”.

A componente da proposta que é colocada a votação é a implementação dum projeto piloto de compostagem doméstica que pressupõe a distribuição gratuita de compostores aos munícipes que pretendam fazer compostagem e tenham condições para o efeito na sua residência (jardim, quintal ou logradouro).

Aquisição de 100 compostores (com uma capacidade na ordem dos 300 l); realização de 10 ações de formação/workshops para os munícipes que venham a inscrever-se no projeto e a distribuição de material de apoio, designadamente um guia/manual de compostagem doméstica.

Relativamente à proposta de instalação de compostores comunitários foi recentemente instalado um no Parque Central, a título piloto, não estando ainda em funcionamento.

Consequentemente, nesta fase, considera-se ainda prematuro e não existirem condições para a instalação de mais compostores comunitários no concelho. .

Esta decisão está de acordo com o n.º 3 da Norma 9 das Normas de Participação do OP Amadora, segundo o qual se uma proposta validada contiver alguma componente considerada não exequível poderão ser introduzidos ajustes técnicos por parte dos serviços da CMA.

Valor de investimento estimado: 8.500€

 

N.º de Votos: 37