Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 7 - Requalificar/dignificar a estátua de José Afonso e o espaço envolvente no Parque Central | PROPOSTA VENCEDORA |

Âmbito

Lazer

Freguesia

Mina de Água

Proponente

Alípio Morgado Martins

Data Submissão:

29-05-2019

Estado Execução

Concluído

Com o decorrer dos anos a estátua do José Afonso, localizada no Parque Central, tem vindo a degradar-se, sendo que se encontra bastante “suja” e com algum “verdete” especialmente na zona da cabeça (Foto 1). Acresce que na zona em frente à estátua está localizado um lago que não é utilizado há vários anos. (Foto 2).

Entendo que o José Afonso e a estátua que o celebra merecem esta requalificação, homenageando um homem que foi, e é, tão importante enquanto autor/compositor/cantor e pelo papel que teve na nossa Revolução e na nossa democracia.

A minha proposta é:

- Limpeza da estátua do José Afonso;

- Requalificação do espaço frente à estátua eliminando o lago que não tem utilização enquanto tal, tapando o espaço existente que poderá ser transformado num pequeno palco ou ajardinado;

- Retirada do outdoor que se encontra nas costas da estátua (na Av. General Humberto Delgado) e tapa a visibilidade da mesma;

- Colocação de uma placa assinalando a data de nascimento e morte do José Afonso fazendo alusão ao Prémio José Afonso atribuído pelo nosso município.

 

Nota informativa da proposta colocada a votação

A componente da proposta que é colocada a votação é o restauro da estátua de José Afonso, visto estar prevista uma intervenção na zona norte do Parque Central.

Esta decisão está de acordo com o n.º 3 da Norma 9 das Normas de Participação do OP Amadora, segundo o qual se uma proposta validada contiver alguma componente considerada não exequível poderão ser introduzidos ajustes técnicos por parte dos serviços da CMA.

Valor de investimento estimado: 5.000€

 

N.º de Votos: 46