Ao longo das edições do OP Amadora temos procurado melhorar o processo de comunicação junto dos proponentes e de todos os cidadãos quanto ao estado de execução dos projetos vencedores, tendo sempre presente a prossecução da transparência como um dos pilares do OP Amadora.
Seguindo este princípio, vimos fazer o ponto de situação a 30 de setembro de 2025 de projeto vencedor do OP 2017, cuja obra já deveria ter sido concluída, mas que, por diferentes constrangimentos, não foi possível respeitar o prazo de execução inicialmente previsto.
Informamos que o ponto de situação do segundo trimestre não foi divulgado devido à marcação das eleições autárquicas para 12 de outubro, o que limitou a divulgação da Autarquia a situações urgentes de necessidade pública.
Proposta 14
Projeto “Mobilidade Sustentável - Bicicletas de Uso Partilhado – Elaboração do Projeto e Instalação”
Ponto de situação: A execução do projeto continua a aguardar decisão superior.
Foi tentada uma parceria entre o Município da Amadora e a EMEL, mas não teve sucesso. O Município da Amadora tem candidatura ao Programa Ciclovias do Portugal 20/30 em parceria com os municípios de Lisboa, Sintra e Odivelas. Está, também, a preparar candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) juntamente com o município de Oeiras, essencial para a instalação do projeto atendendo que temos pouco mais de 1KM de ciclovias instaladas.
Sendo as ciclovias o meio natural para o uso da bicicleta, estas parcerias de ligação das ciclovias entre concelhos vizinhos assumem especial relevância para a instalação deste projeto, dado a Amadora ter pouco mais de 1 km de ciclovias instaladas.