A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, foi a anfitriã da cerimónia de atribuição dos Diplomas no âmbito do Orçamento Participativo 2017 e do concurso Fábrica de Ideias 2016.
A sessão, que se realizou a 24 de janeiro no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
"Democratizar a gestão da Cidade". Foi assim que Carla Tavares justificou a realização deste Orçamento Participativo local. Com este instrumento, "procuramos incentivar a participação dos munícipes na construção da Amadora", destacou, avançando que a autarquia vai continuar a apostar neste instrumento da democracia participativa.
"É importante que a organização Câmara Municipal da Amadora se envolva, porque os trabalhadores são o nosso primeiro rosto" para o exterior, frisou a autarca sobre a importância da Fábrica de Ideias, cuja 2.ª edição foi recentemente apresentada aos seus trabalhadores.
A Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, associou-se a esta distinção pública e frisou a importância da promoção de programas inovadores como a Fábrica de Ideias. Os Orçamentos Participativos representam um "enorme potencial transformador das cidades e do país", disse ainda. São "processos graduais, com alterações e afinações", e que "nos fazem repensar a forma como pensamos a Democracia", concluiu a governante.
Recordamos os Projetos Vencedores:
Orçamento Participativo 2017:
- "Uma nova VECI para os Bombeiros. Uma cidade mais segura!", proponente Rui Fonseca;
- "Pavilhão do CEMA – Alfragide (Quinta Grande)", proponente José Lagoas;
- "Parque Infantil – Villa Park", proponente Rui Santos;
- "Mobilidade Sustentável – Bicicletas de Uso Partilhado", proponente Pedro Dias.
Fábrica de Ideias 2016:
- "BETA", proponente Luís Serafim.
Ler mais >
Publicação no Facebook do Município da Amadora
Reportagem da TV Amadora