Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 36 - Alargamento da recolha de óleo usado

Âmbito

Outras Infraestruturas

Proponente

Miguel João Inácio dos Santos

Data Submissão:

25-08-2012

Colocação de depósitos de óleo alimentar usado ("oleões") em todos os ecopontos do concelho, permitindo a reciclagem de um resíduo com valor energético e diminuindo a contaminação dos esgotos.

Valor de investimento estimado: 22.250€
Observações: Existe um nº muito elevado de ecopontos no concelho (423) e a produção de OAU é bastante inferior às dos resíduos valorizáveis recolhidos nos ecopontos, pelo seria desproporcionado o elevado investimento que seria necessário realizar, face à quantidade de resíduos a recolher.
Por outro lado, as características do espaço público da cidade, como a dimensão dos passeios, não permitiriam a adoção desta medida.
No município da Amadora estão disponíveis na via pública 42 pontos de recolha (oleões), sendo que para os municípios com mais de 150 000 habitantes eram exigidos, a 31 de Dezembro de 2011, 30 pontos de recolha. O próximo objetivo, a cumprir até 31 de Dezembro de 2015, será a duplicação da rede através da disponibilização de um mínimo de 60 pontos de recolha.
A proposta que se submete à votação é o reforço de 18 pontos de recolha de OAU, o que permitiria antecipar dois anos os objetivos estipulados na lei para 2015.

N.º de Votos: 3