Detalhe
Voltar ao Início Orçamento Participativo - Amadora
OP'15 - Bem-vindo

Detalhe

Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2020  >  Proposta 14 - Posto de carregamento solar de telemóveis

Proposta 14 - Posto de carregamento solar de telemóveis

A Comissão Europeia criou o programa WiFi4EU que visa proporcionar o acesso ao Wi-Fi gratuito aos cidadãos em locais públicos, atribuindo apoio financeiro aos municípios para a instalação dos pontos de acesso Wi-Fi. Esta iniciativa pretende diminuir a exclusão digital e aumentar o acesso a serviços públicos online por parte dos cidadãos.

As questões ambientais e a sensibilização para a importância das energias renováveis são uma preocupação que está na ordem do dia e que requer particular atenção, assumindo os municípios papel importante dada a proximidade com as populações.

A Amadora é um dos municípios vencedores da iniciativa WiFi4EU da Comissão Europeia e é um município que pratica uma política virada para as questões ambientais.

A instalação dos pontos de Wi-Fi gratuito em espaços públicos pode ser aproveitada pela Autarquia para alargar a oferta de serviços aos cidadãos e promover uma política ambiental com a disponibilização de postos de carregamento de telemóveis alimentados a energia solar.

O uso da energia solar em postos de carregamento de telemóveis oferece diferentes soluções que têm sido utilizadas em municípios portugueses. Exemplos: árvore artificial VTREE em Lisboa (https://shifter.sapo.pt/2017/03/vtree-lisboa/ e http://www.vtree.solar/); banco de jardim em Penafiel (https://www.tamegasousa.pt/banco-de-jardim-que-carrega-telemoveis-em-penafiel-foi-apresentado/); Smart Spot em Marco de Canaveses (https://www.tamegasousa.pt/marco-cria-posto-inteligente-que-permite-carregar-telemoveis-e-ligar-a-internet/). Outra solução é apresentada pela empresa Sinalarte: http://www.sinalarte.pt/postocarregamento/#info

Estes postos de carregamento solar podem assumir o formato de bancos de jardins e/ou outro mobiliário urbano para se enquadrarem com o meio envolvente.

Proponho a colocação de postos de carregamento solar de telemóveis com acesso Wi-Fi gratuito nos espaços públicos do município.

 

Valor de investimento estimado: 50.000€

Paula Maria Baltazar Martins
07-06-2019
Venteira

Validação
Faltam
Meses
Dias
Horas
Minutos
Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas - Mina de Água, 2700-595 Amadora
tel. 214 369 000 | e-mail. orcparticipativo@cm-amadora.pt
powered by Wiremaze
designed by Vasco Falardo CMA