Voltar ao Início Orçamento Participativo - Amadora
OP'15 - Bem-vindo

Apresentação

A Câmara Municipal da Amadora (CMA) no seguimento de uma política de aproximação com os cidadãos e da sua integração de forma direta no processo de tomada de decisão quanto à vida da cidade adotou em 2010 o Orçamento Participativo (OP).

Com a implementação deste processo, a CMA pretende:
- Incentivar a participação dos cidadãos na vida pública;
- Aumentar a transparência e a eficiência da tomada de decisão;
- Exigir ao poder político um maior cuidado na prestação de informação às populações quanto aos gastos públicos;
- Gerar maior proximidade e confiança entre poder político e população;
- Incrementar a participação democrática dos cidadãos.

Nas edições do OP foram apresentadas propostas que se revelaram pertinentes e resultaram na execução de projetos que contribuem para qualificação do espaço público e promoção de estilos de vida saudáveis através da criação de condições para a atividade física informal e realização de projetos imateriais na área cultural.

Os cidadãos podem contribuir para a construção da cidade apresentando propostas e votando para elegerem as propostas vencedoras.

Algumas das obras dos Orçamentos Participativos dos anos anteriores estão ainda estão em curso aquando do lançamento da nova edição de OP, pelo que o orçamento atribuído é plurianual repartido por dois anos.

O modelo adotado para o OP da Amadora é co-decisional, sendo os cidadãos chamados a votar nas propostas a selecionar para as Grandes Opções do Plano e Orçamento. É de realçar que, as propostas colocadas a votação são previamente avaliadas quanto ao ajustamento à dimensão financeira da edição em curso; exequibilidade técnica do projeto; compatibilidade do projeto com investimentos já programados pela Autarquia; propriedade dos terrenos de implantação dos projetos; conformidade com o exercício de competências da Autarquia.

Votação
Faltam
Meses
Dias
Horas
Minutos
Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas - Mina de Água, 2700-595 Amadora
tel. 214 369 000 | e-mail. geral@cm-amadora.pt
powered by Wiremaze
designed by Vasco Falardo CMA