Proponho criar um novo espaço verde no terreno junto ao cruzamento entre a R. Amílcar Cabral e a Av. Dr. Teófilo Carvalho dos Santos.
Atualmente, a câmara corta regularmente a vegetação neste espaço, tornando-o num pedaço de terreno quase sem vida. Com esta intervenção, o espaço passaria a ter árvores, arbustos e plantas silvestres, melhorando o meio ambiente.
A nova zona verde deverá ser feita de forma a que o seu custo de manutenção seja residual. Não será necessário criar sistema de rega, nem haverá um relvado tradicional. Em vez disso, deve deixar-se crescer plantas espontâneas/silvestres em parte do espaço, aparando apenas as ervas junto aos passeios.
O novo parque teria as seguintes características:
-Plantação de árvores (5 a 10 novas árvores. Por exemplo: pinheiro, carvalho, oliveira, medronheiro, ...)
-Plantação de alguns arbustos (10 a 15 arbustos. Por exemplo: Abrunheiro-bravo, sanguinho-das-sebes, madressilva, ...)
-Zona de um a dois terços da área reservada para crescimento de plantas espontâneas.
-um pequeno cartaz informativo, explicando aos munícipes que se está a deixar crescer as ervas de forma propositada e explicar os seus benefícios para a biodiversidade.
-Remoção da estrada de alcatrão e criação de um pequeno caminho (de preferência, em terra batida) que atravessa o espaço verde
-1 ou 2 bancos de jardim
- Nota informativa com ajuste técnico
É colocada a votação a criação de área naturalizada com plantas autóctones e de baixa manutenção, dotada de bons acessos, espaço para estadia, mobiliário adequado e estacionamento.
DIVULGUE E APELE AO VOTO COM O FOLHETO EDITÁVEL DO OP 2024!