Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 35 - Criação de um parque para cães (Dog Park) na Amadora - PROPOSTA VENCEDORA

Âmbito

Jardins

Proponente

Ana Elisa de Almeida Gaspar

Data Submissão:

13-09-2013

Estado Execução

Concluído

As cidades oferecem cada vez menos qualidade de vida aos cães. A Amadora é constituida essencialmente por construções verticais, sem jardins privados, os parques e jardins públicos estão situados na sua maioria junto a estradas com elevado trafego, pelo que são poucas as hipóteses que um cidadão tem para soltar o seu cão e fazer um passeio em segurança. Para além disso, e por uma questão de respeito pelo próximo e de cumprimento da legislação, os cães não devem ser passeados sem trela na via pública.
 
Neste sentido, propõe-se a implementação de um conceito inovador em Portugal mas que é já uma realidade noutros países da Europa, como Inglaterra ou Itália: o Dog Park (ou Parque para cães). Pretende-se criar um produto inovador em Portugal e contribuir para a valorização da cidade da Amadora como um todo, reforçando o carácter social e de bem estar da população das obras públicas no concelho.
 
Estes parques têm também benefícios sociais evidentes, já que contribuem para a sociabilização de cães e pessoas e para o fortalecimento de laços entre os animais e seus donos, contribuindo assim para a redução dos casos de abandono. Permitem também, e na medida os cães poderão correr livremente e interagir com outros cães, melhorar a qualidade de vida dos donos dos cães, que terão consequentemente animais mais calmos (e portanto com menor tendência para causar danos nas habitações).
Os requisitos para este parque são bastante simples:
 - Uma área vedada, com acesso através de portão e antecamara também ela vedada, dividida entre áreas relvadas e com árvores e áreas com areia/terra batida/gravilha;
 - Instalação de água para os bebedouros para os cães, para rega e para instalação (possível) de zonas de água para os cães brincarem (piscinas) - apenas no Verão;
 - Instalação de bancos de jardim para os donos;
 - Caixotes do lixo para os donos colocarem os dejetos dos seus cães;
 - Zona de estacionamento (caso a zona de instalação do Parque não esteja preparada já com lugares de estacionamento).
 
O Parque deverá ser regulamentado, para garantir a segurança de quem o frequenta e a manutenção das boas condições e da higiene das instalações. Seguindo as boas práticas internacionais, o Parque deveria igualmente ser separado em duas zonas: uma para cães de grande porte e outra para cães de pequeno porte (sendo esta separação determinada de acordo com o peso do cão e claramente indicada nas regras do Parque).


Nota: Colocada a votação juntamente com a Proposta 12 - Criação de um Parque Municipal para Cães

Valor de investimento estimado: 80.000€

N.º de votos: 30