Detalhe
Voltar ao Início Orçamento Participativo - Amadora
OP'15 - Bem-vindo

Detalhe

Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2020  >  Proposta 29 - COMBATER A SOLIDÃO DOS MAIS IDOSOS COM A COMPANHIA DE ANIMAIS PARA ADOPÇÃO

Proposta 29 - COMBATER A SOLIDÃO DOS MAIS IDOSOS COM A COMPANHIA DE ANIMAIS PARA ADOPÇÃO

COMBATER A SOLIDÃO DOS MAIS IDOSOS COM A COMPANHIA DE ANIMAIS PARA ADOPÇÃO

A solidão, o isolamento e a indiferença são hoje um dos grandes males da nossa sociedade.
Os idosos pertencem à faixa etária que mais padece desse mal. A necessidade de terem afecto e atenção origina muita fragilidade nos últimos anos das suas vidas. Cuidar dos mais velhos como eles cuidaram das gerações mais novas é nossa obrigação. Sentirem-se necessários e uteis de alguma forma, diminui ou impede a depressão, a mágoa, a tristeza e até a morte nas pessoas mais idosas. Muitas delas passam a maior parte do tempo fechadas em centros de dia, lares, associações de idosos, com poucas ou nenhumas actividades de lazer, quer interiores quer exteriores. Amarem e serem amados é essencial!
Por motivos diversos, indiferença, maus tratos ou irresponsabilidade, muitos animais são abandonados, vão parar à rua e por consequência aos Centros de Recolha Oficial e abrigos. Estes animais também sentem falta de afecto e companhia, adoptando por vezes comportamentos menos saudáveis e depressivos devido aos longos períodos que ficam presos nas suas boxes e à quase total ausência de contacto humano. 
O Projecto de Convivio entre Idosos e Animais Domésticos, baseia-se numa ligação física e regular criando-se dessa forma laços saudáveis e uma maior sociabilidade entre ambos. O Projecto assentaria numa parceria entre o CROAMA e os Centros de Dia/Lares Idosos (públicos e/ou privados) 
Após uma avaliação dos canídeos e/ou dos felinos por parte da pessoa responsável do CROAMA, seriam escolhidos os animais com comportamentos mais submissos, calmos e afáveis. Os responsáveis dos Centros de Dia/Lares em sintonia com o CROAMA providenciariam e estipulariam o local apropriado e o horário das visitas, uma ou mais hora por semana, sob a supervisão de um Tratador, para que o contacto físico, seja continuo, permanente e salutar entre os idosos e os animais domésticos.
Se a experiência tiver uma avaliação positiva de todas as partes envolvidas o projecto estender-se-ia a pessoas com deficiência e a crianças.
Custos: Uso dos recursos do CROAMA – Transporte dos animais em viatura do CROAMA, disponibilidade de um Tratador

SUSANA ROSARIO TRINDADE
19-06-2019
Mina de Água

Validação
Faltam
Meses
Dias
Horas
Minutos
Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas - Mina de Água, 2700-595 Amadora
tel. 214 369 000 | e-mail. orcparticipativo@cm-amadora.pt
powered by Wiremaze
designed by Vasco Falardo CMA