Detalhe
Voltar ao Início Orçamento Participativo - Amadora
OP'15 - Bem-vindo

Detalhe

Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2020  >  Proposta 2 - Criação de um conceito de oficinas/lojas “A Avó Faz, O Avô Conserta”

Proposta 2 - Criação de um conceito de oficinas/lojas “A Avó Faz, O Avô Conserta”

Enquadramento
As estimativas da população residente do INE mostram que o concelho de Amadora tem uma composição etária simultaneamente mais rejuvenescida e mais envelhecida do que a média nacional. 
Os mais jovens (até aos 14 anos) assim como os mais velhos (65 ou mais anos) têm no concelho um peso superior à média nacional. O envelhecimento populacional (23.1% da população residente no concelho tem mais de 64 anos) tenderá a ser cada vez mais relevante no futuro. 
O prolongamento da esperança de vida, melhores condições sociais e de cuidados de saúde, etc, colocam inúmeros desafios às várias instituições, tanto ao nível nacional como local. 
Como manter ativos, participantes e ocupados um conjunto de cidadãos que, já não exercendo uma atividade profissional, têm disponibilidade e vontade de ainda se sentirem ativos e úteis – é um grande desafio que se coloca a toda a comunidade. 
Por outro lado, existem no concelho um número de famílias carenciadas que necessitam de serviços aos quais nem sempre têm acesso. 
A proposta agora apresentada pretende dar um contributo para responder a estas duas necessidades: manter ativos os idosos e prestar serviços gratuitos (ou a preços simbólicos) a famílias carenciadas.

Proposta
Criação de um conceito de oficinas/lojas sociais “A Avó Faz, O Avô Conserta” (ou outro similar), em que os artífices/lojistas seriam apenas pessoas com mais de 65 anos, que prestariam serviços de arranjos/consertos à população desfavorecida. 
Alguns dos serviços que poderiam ser prestados:
• Arranjos de costura (subir bainhas, pregar botões, arranjar costuras…), 
• Arranjos de sapateiro (colocar solas, colar sapatos, coser presilhas …), 
• Fabrico de peças em crochet e tricot (brinquedos infantis, casacos, gorros, mantas), 
• Consertos em pequenos eletrodomésticos (ferro de engomar, esquentadores, trituradoras…), 
• Serviços de eletrónica (formatação de Pcs, instalação de software, …) 
• Fabrico de peças decorativas (pintura de tecidos, decoração de objetos, …) 
• … A criação destas oficinas permitiria que os idosos estivessem ocupados e a desenvolver tarefas úteis à comunidade e que a população mais desfavorecida acedesse a serviços gratuitos (ou a preços simbólicos) por eles prestados.

 
Esperança Afonso
21-05-2019
Águas Livres

Submissão
Faltam
Meses
Dias
Horas
Minutos
Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas - Mina de Água, 2700-595 Amadora
tel. 214 369 000 | e-mail. orcparticipativo@cm-amadora.pt
powered by Wiremaze
designed by Vasco Falardo CMA