Detalhe
Voltar ao Início Orçamento Participativo - Amadora
OP'15 - Bem-vindo

Detalhe

Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2018  >  Desporto Inclusivo para todos - Requalificação das estruturas de apoio do Complexo de Piscinas da Damaia -

Proposta Nº59 - Desporto Inclusivo para todos - Requalificação das estruturas de apoio do Complexo de Piscinas da Damaia - 93 Votos

O fenómeno desportivo tem sofrido alterações profundas nos últimos anos, explicadas por uma multiplicidade de factores que em simbiose provocaram a mudança do paradigma da oferta.Actualmente, o exercício físico intencional e dirigido é por todos reconhecido, e largamente demonstrado em estudos científicos, como essencial na promoção proactiva da saúde na prevenção de uma lista alargada de doenças, podendo mesmo afirmar-se que todos os segmentos da população têm hoje a ganhar com a actividade física regular, intensa e duradoura. E no caso da natação de uma forma ainda mais vincada dado as suas propriedades físicas inerentes permitirem a adequação a todos os segmentos, inclusive as populações especiais. E tal requer naturalmente grandes exigências ao nível dos recursos, quer sejam humanos, materiais, estruturais ou financeiros. num esforço que se consubstancia e fundamenta no valor do desporto na sociedade como Instituição Social Única.

Nesse sentido, tem o Clube Natação da Amadora procurado, na parceria que mantém com a Câmara Municipal da Amadora, manter uma oferta disponível o mais abrangente possível, sempre visando o incremento da aptidão física, o gosto pela prática, a socialização, a inclusão e relacionamento com os pares.

Contudo, deparamo-nos com um problema no Complexo de Piscinas da Damaia que nos impossibilita a oferta e garantia de exequibilidade do pressuposto da Actividade Física enquanto Instituição de Utilidade Pública - falta de capacidade das estruturas de apoio para receber cidadãos com mobilidade reduzida, idosos e crianças pequenas e indivíduos com necessidades especiais de locomoção e/ou apoio à prática e higiene pessoal. No Complexo de Piscinas da Damaia, os balneários de apoio aos praticantes do género feminino localizam-se no primeiro andar, obrigando a subir escadas íngremes e com pouco apoio, e falta uma sala de apoio para pessoas com necessidade de auxílio e crianças pequenas. Esta diferença de localização de estruturas no plano vertical, afasta muitos cidadãos da prática de Natação e Hidroginástica e impede que serviços como a Hidroterapia e a Natação Adaptada possam ser assegurados naquele complexo desportivo. Deste modo, estamos à partida a excluir tacitamente cidadãos daquilo que são os nossos serviços de saúde, oferecidos em parceria com a Câmara Municipal da Amadora.

É para evitar essa exclusão, que apresentamos esta proposta de requalificação das estruturas de apoio à prática no Complexo de Piscina da Damaia, com a construção de um balneário feminino ao nível do Rés-do-chão, no mesmo plano do espaço de água, assim como um pequeno balneário para crianças pequenas e praticantes que precisam de auxílio na sua higiene pessoal. Consonante com esta medida, esta proposta visa também a obtenção de uma plataforma amovível - cadeira de entrada na água - a montar na caleira do topo da cuba de água, que permitirá a entrada na água de pessoas com mobilidade muito reduzida ou até mesmo nula, de modo a garantir o que é a Vocação de existência do Clube Natação da Amadora, enquanto promotor de Actividade Física e Saúde e responder de forma activa à parceria com a Câmara Municipal da Amadora na garantia dos Direitos Fundamentais consagrados na Constituição da Republica Portuguesa.

 

Valor de investimento estimado:

300.000€

Ana Mafalda Matos
03-07-2017
Águas Livres

VOTE JÁ!


Online – Botão votar

ou

Envie uma SMS para 4343 com o texto Amadora [NIF] op59
Exemplo: Amadora 123456789 op59
O Orçamento Participativo 2018 já começou, participe!
 
(meses)
 
(dias)
 
(horas)
 
(minutos)
 
Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas - Mina de Água, 2700-595 Amadora
tel. 214 369 000 | e-mail. geral@cm-amadora.pt
powered by Wiremaze
designed by Vasco Falardo CMA