Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

Proposta 34 - Plano de esterilização de animais de companhia registados no Concelho

Âmbito

Outras Infraestruturas

Proponente

Ana Elisa de Almeida Gaspar

Data Submissão:

13-09-2013

Considerando os fatores do contexto económico-social em que estamos inseridos, nomeadamente:
 - A crise económica generalizada, que diminui o poder de compra de toda a população;
 - Os custos associados à posse de animais de estimação, que são cada vez maiores, considerando alimentação, saúde e obrigações legais;
 - A população da Amadora ser maioritariamente constituída por idosos, reformados, cujos rendimentos médios são reduzidos, 
propomos o estabelecimento de um Plano Municipal para Esterilização dos animais de companhia do Concelho.
Este plano englobaria cães e gatos, machos e fêmeas, e consistiria basicamente na utilização dos serviços veterinários municipais ou parcerias com Clínicas/Hospitais Veterinários do Concelho, para a esterilização dos animais de companhia do Concelho a preços mais acessíveis para os donos (à semelhança do que já acontece em alguns concelhos "vizinhos").
A esterilização de animais de estimação é vantajosa para toda a gente! 
Para os animais e seus donos esta é uma acção de extrema importância porque, conforme está comprovado empiricamente, traz benefícios para:
- a saúde dos animais, servindo como medida preventiva para problemas de saúde graves, como o Cancro;
- para os donos ao nível dos seus comportamentais; 
- para a população em geral porque previne e evita cruzamentos indesejados, reduzindo assim substancialmente o número de abandonos ou cães perdidos no Concelho (que fogem dos donos tipicamente por causa dos cios das fêmeas).
A iniciativa poderia ser, parcial ou totalmente, financiada pelas verbas que advém do registo dos animais na Junta de Freguesia, que por si só já é obrigatório por lei. Esta parceria entre iniciativa e registo funcionaria em 2 sentidos: por um lado, no momento do registo dos animais na Junta, o Plano deveria ser apresentado ao dono, incentivando assim à esterilização; por outro lado, se se associar a esterilização enquadrada neste Plano ao registo do animal consegue-se obter uma imagem muito mais real da situação do Concelho relativamente à presença de animais e à informação dos seus donos, contribuindo assim também para a responsabilização dos mesmos.
Esta iniciativa iria certamente contribuir para a imagem de uma Amadora mais amiga do Ambiente, do Cidadão e dos  Animais.


NOTA: A execução de um projeto-piloto, destinado a todos os adotantes de animais, provenientes do CROAMA, independentemente da idade (jovem ou idoso) mas, acautelando que se destina a pessoas com carências económicas, devidamente comprovadas. A esterilização de animais ainda não é obrigatória por lei e que estas ações de destinam aos animais adotados no CROAMA, por parte de pessoas que comprovem não ter meios para realizar a esterilização, a suas expensas.
Se o projeto tiver adesão, por parte da população ou caso a legislação seja alterada e se verifique a obrigatoriedade da esterilização dos animais do CROAMA, poderá estender-se esta ação a um público mais abrangente, caso a C.M.A. assim decida.

Valor de investimento estimado: 2.000€

N.º de votos: 7